terça-feira, 1 de junho de 2010

Alfabetização




"Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos."
In Ribeiro, 2003, p. 91
Ao permitir que o aluno interprete, divirta-se e desenvolva suas habilidades, o aluno está aprimorando sua memória, o efetivo uso da escrita garante-lhe uma condição diferenciada na sua relação com o mundo.
No entanto, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, mas a possibilidade de usar esses conhecimentos em seus beneficios, a aula da professora Geovana sobre Alfabetição contribui bastante para melhorar minha forma de alfabetição dos meus alunos.
Ao Trabalhar em sala de aula a leitura e a escrita, utilizo rótulos e recortes de revistas, abordando situações de seu cotidiano. Os alunos em grupo constroem o seu próprio texto. É importante também o trabalho em grupo. Proporcionado o respeito mútuo e troca de experiências.

Nenhum comentário: