UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INÍCIAIS
ATIVIDADE - ALFABETIZAÇÃO
CICLO – TRÊS
PROFESSORA -  GEOVANA ZEN
CURSISTA - CRISTIANA ,IZABEL CRISTINA , GEISIANE DOS SANTOS E MARIA DA PAZ RODRIGUES

       

Plano de aula

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua produção ou
 a sua construção". Paulo Freire



Leitura compartilhada pelo professor:



Bloco de conteúdo:

• Língua portuguesa

Conteúdo:

• Leitura

Objetivos:

• Expressar suas idéias de forma oral;

• Aprimorar sua capacidade comunicativa;

• Associar a imagem do livro á leitura feita pelo professor;

• Perceber a seqüência da história lida;

• Recontar um trecho da historinha com auxílio dos coleguinhas;

• Despertar o interesse pela leitura.

Ano

1º ano

Tempo estimado:

Uma aula

Material necessário

• Livro: “Era uma vez um ovo”, Marco Carvalho

1ª edição, setembro de 2006

Desenvolvimento:

1º Momento

• Apresentação do livro falando previamente sobre o autor que escreveu a história que será lida na aula.

• Falar do que se trata a leitura para instigar a curiosidade das crianças despertando assim o interesse pela historinha.

2° Momento

As crianças ficarão sentadas no chão, próximo ao professor para que possam acompanhar atentamente a leitura seguindo a seqüência imagética. O professor ficará sentado em uma cadeira para dar uma visão privilegiada aos alunos durante esta atividade.

3º Momento

• Conversar com elas sobre a importância da leitura e que é necessário que se tenha uma atenção voltada para esta atividade; deixando claro que a conversa paralela não será permitida e que haverá um momento coletivo para discutir sobre a leitura.

4º Momento

• Pedir as crianças, que a partir do título do livro tentem descobrir o que irá acontecer na história baseando-se também no que foi dito pelo professor antecipadamente.

5º momento

• A leitura será feita e durante a mesma tentarei representar na fala alguns personagens para dar mais entusiasmo e focar a atenção das crianças nesse momento de deleite.

6º Momento

• Agora é a vez das crianças. Elas podem relembrar se o que falaram no início aconteceu realmente na história de acordo com as imagens vistas e a leitura feita pelo professor. Pedindo também a releitura de um trecho do livro que achara interessante, levantando uma discussão sobre esse ponto da história.


Avaliação

Estará sendo avaliado o interesse da criança pela leitura e a sua participação nos debates sobre ela. Além do seu desempenho em recontar a história de acordo com as imagens vistas.




Referencias:

Carvalho, Marco.Era uma vez um ovo.Rio de Janeiro: Zit Editora, 2006.
http://espacompartilhado.blogspot.com/2007/10/para-refletirmos-frases-de-paulo-freire.html
Lerner, Delia. Ler e escrever na escola- o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed:2002.