quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ
CURSO DE PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
PROFESSOR: Rita Chagas
CICLO CINCO

CURSO: Educação no/do campo



PROJETO DE ENSINO EDUCAÇÃO DO CAMPO


1. Apresentação

O Projeto de Ensino Educação do Campo Leis Trabalhista, foi desenvolvido pelas cursistas da UFBA do Ciclo Cinco professoras e coordenadoras da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Será aplicado no período dos meses de maio e junho nas turmas da EJA que as cursistas ensinam/coordenam, através da escola em parceria com a comunidade e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Serão realizadas atividades através de stand, pesquisas e aulas práticas com posicionamentos críticos e reflexivos dos sujeitos participantes que ora se reconhece como autor da sua própria historia.

2. Justificativa
A Educação de Jovens e Adultos possui muitas especificidades e requer um quadro de profissionais preparados para atuar de forma integral aos interesses expostos no próprio modelo pedagógico. Este último pressupõe, além da inclusão de uma parcela das camadas populares a um direito fundamental – a educação -, o preparo no interior do processo educacional para a participação na vida pública e acesso aos bens sócio-culturais a que todo cidadão, de fato, tem direito. Escolhemos trabalhar com este terma, porque somos educadoras do programa EJA no Município de Tapiramutá, pela Entidade Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapiramutá e Secretaria Municipal de Educação. Através do estudo e discussão do tema os alunos irão aprofundar seus conhecimentos acerca das leis trabalhistas que regem no país, desta forma eles notarão que as leis trazem benefícios para sua vida, pois a verdadeira cidadania passa pelo bom uso do direito e do dever de cada cidadão. Por isso, devemos analisar as diferenças entre o campo e cidade relacionando o desenvolvimento de cada um e a importância da mesma na sua comunidade e assim socializar as diferentes culturas através do estudo.

3. Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo estimular de forma crítica o conceito que os alunos têm sobre “as Leis Trabalhistas”, abrindo espaço para que os mesmos possam manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos agentes transformadores das injustiças que tanto temos criticado e que sejam capazes de interferir criticamente na realidade para modificá-la.

4. Objetivos Específicos
• Estudo bibliográfico sobre a história da educação do/no campo;
• Conscientizar os alunos sobre seus direitos trabalhistas;
• Debater assuntos como: emprego, desemprego, segurança no trabalho;
• Analisar dificuldades em assegurar seus direitos e deveres;
• Perceber que todo novo aprendizado parte do que você já conhece;
• Conhecer as principais Leis que garante seus benefícios;
• Falar sobre as experiências em cooperativa, associações e sindicatos para auxiliar melhor a vida no campo.

5. Metodologia
Considerando os objetivos que pretendemos atingir, temos de primeiramente fazer um estudo bibliográfico sobre a história da educação no Campo, Leis Trabalhista para depois, analisar com quais objetivos ela foi introduzida no contexto atual das escolas municipais de Tapiramutá. Na análise destes dados, torna-se relevante verificar as condições de regulação social, desigualdade e poder que influenciaram e influenciam a educação em diferentes períodos, com a finalidade de percebermos os fatores que ocasionaram as mudanças na trajetória educacional.
Tendo em vista que a educação popular é por si só, uma educação crítica (de formação para a democracia) que busca desencadear um processo de transformação social à medida que são desveladas as estruturas de poder e reveladas às ideologias que justificam a desigualdade social, o papel da escola e, principalmente do educador, deve ser de engajamento, de promoção do debate acerca dos problemas sociais e de apoio à participação política efetiva na lei que a segurar o direito do trabalhador do campo. Tal como ressalta Paulo Freire (apud, NÓVOA, 1979), a conscientização tende a produzir alguma mudança nas relações sociais pela motivação política contra a dominação.
Sendo coerente com essas preocupações, precisamos, além de reconstituir teoricamente o pano de fundo mostrando o processo-histórico educativo da EJA e sua introdução nas escolas de Tapiramutá, visitar escolas e instituições trabalhistas como associações e sindicato que mantêm a modalidade de assegurar os direitos do trabalhador com a finalidade de coletar dados para investigarmos até que ponto o modelo pedagógico em questão é aceito e atinge os seus objetivos.
Para tanto, dividiremos nossa pesquisa em três focos de investigação, com coleta de dados distinta e em momentos diferentes: 1) entrevistas e questionários direcionados exclusivamente ao educando; 2) entrevistas e questionários direcionados a educadores; 3) entrevistas e questionários direcionados a coordenadores, diretores de escolas e supervisores responsáveis pelas Instituições; 4)Texto trabalhado “Os Estatutos do Homem”: (Livro do EJA, pg. 144).

6. Organização do trabalho e formas de atuação

Para tanto o nosso projeto em focos de investigação com coletas de dados distintas em momento diferente:
1) Participação dos alunos na festa do trabalhador rural, com visita ao stand educação no campo.
2) Entrevista com Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapiramutá;
3) Estudo bibliográfico: Livro Alfabetização de Jovens e Adultos (Manual do Professor e do aluno o mesmo será realizados as atividades escrita).
4) Pesquisas nas escolas onde funcionam as aulas com a participação dos alunos, professores e coordenadores do EJA.

7. Recursos utilizados

Lápis, Borrachas, Livros, cartazes, maquina fotográfica e fotos

8. Cronograma

Meses 2011
Abril Festa do Trabalhador Rural de Tapiramutá
Maio Levantamento Bibliográfico
Junho Coletas de Dados
/ Entrevistas
Junho Socialização dos trabalhos realizados/final




9. Avaliação
* Participação dos alunos através de atividades de leitura e escrita referentes às leis trabalhistas e educação do campo/EJA;
* Observar o grau de interesse dos alunos nas atividades propostas;

*Pesquisas/entrevistas sobre os temas realizados pelos alunos com a orientação do professor;
* Observar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema e comparar o que sabiam e o que sabem agora;
* Visita dos alunos ao stand da festa do trabalhador rural para apreciar a produção do campo;

Referências:
EJA - Educação de Jovens e Adultos: alfabetização/organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora moderna; editora responsável Maria Beatriz de Campos Elias. -1.ed.-São Paulo: Moderna, 2009.
www.cmvaleca.ba.gov.br/

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