UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INÍCIAIS
ATIVIDADE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CICLO – DOIS
PROFESSORA CRISTIANA E IZABEL CRISTINA
Plano de Aula
Tema: Calculo mental
Objetivos:
*Fazer com que o aluno percebesse a importância da matemática na vida cotidiana.
* Observar o envolvimento dos alunos na atividade proposta.
*Utilizar experiências do cotidiano na resolução de situações diversas, como cálculos, jogos e exercícios.
Conteúdo: Adição
Metodologia:
* Acolhida;
* Leitura do texto: Piada, Ziraldo;
Era uma vez um caçador que era uma graça para contar historias de suas caçadas. Uma vez ele foi caçar rolinhas;
__ De repente, chego no meio do mato e vejo no galho de uma arvore quatorze rolinhas. Que é que eu fiz? Coloquei quatorze chumbinhos na espingarda, calculei bem as distancias entre uma rolinha e outra, a distancia de minha espingarda até o alvo, respirei fundo e__ pum__apertei o gatilho. Caíram treze rolinhas.
__ E a décima quarta? O senhor errou?
__ Errei nada, homem. Quando eu estava chegando em casa de volta da caçada, passou a rolinha voando e o chumbinho atrás dela.
Problematizar o tema a partir do conhecimento dos alunos como questionamentos como utilizar os números no nosso dia a dia.
* Para que serve os números em nossa vida?;
*Onde encontramos os números?;
*Existem recursos tecnológicos que facilita calcular os números?;
*Resolva as questões da lotérica de acordo a resposta certa e incentivar os alunos a tirar as fichas e lê para todo o grupo;
* Como utilizar a calculadora.
Recursos utilizados:
*Fichas com números em forma de adição;
*Calculadora;
*Brindes.
Avaliação:
*Participação na oralidade e escrita;
*Atividades.
Justificativa
Escolhermos esse conteúdo porque trabalhamos com alunos que tem opinião formada, usando cálculo mental no seu cotidiano. Desta forma eles irão expressar seu conhecimento lógico na leitura e escrita dos números.
Contexto do relato
O trabalho consiste é uma prática com alunos do TOPA (TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO).
O tema a ser desenvolvido foi calculo mental. Antes de começar as atividades conversamos um pouco sobre a matemática no nosso cotidiano, depois iniciamos a aula contando uma piada para descontrair. Explicamos sobre a importância do calculo em nossa vida. O referido trabalho foi aplicado em uma turma de alfabetização. Era composta de aproximadamente 30 alunos de diversas idades.
Percebemos que alguns alunos possuía um andamento um pouco lento pois havia pessoas que estava muito anos sem estudar mais apresentava interesse em aprender.
Foi muito gratificante porque essa atividade os colegas preocupavam-se uns com os outros, ajudando a realização da atividade. Percebemos um grande envolvimento dos alunos.
Podemos nos sentir felizes com a proposta de trabalho com jogos e foi bem divertido e descontraído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário